Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de março de 2003

Fundação da ONG: 12 de março de 2003

O Instituto Pedra Viva é uma instituição sem fins lucrativos de direito privado, de assistência social, fundada em 12 de março de 2003, com a finalidade de apoiar a formação integral de crianças e adolescentes, usando como ferramentas a arte, a cultura e o desporto; apoio e promoção sócio-familiar; acesso de crianças e adolescentes ao conhecimento tecnológico e acompanhar e melhorar o desempenho das crianças/adolescentes na escola.

A ONG que atende a crianças e adolescentes do sexo feminino, de 9 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade e risco social, moradoras da região noroeste de Belo Horizonte, especificamente, da Pedreira Prado Lopes – um dos maiores aglomerados da capital mineira -, Vila Senhor dos Passos, Lagoinha, Bonfim, São Cristóvão, Concórdia dentre outros.

O Pedra Viva visa a proteção social básica, a erradicação do trabalho infantil, o não envolvimento com drogas, violência, prostituição e evitar a gestação precoce, através de um conjunto articulado de ações. O objetivo é a promoção social das meninas acolhidas pelo projeto. Para isso, pauta-se no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, em consonância com o Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária, desenvolvimento pessoal e social de crianças e adolescentes, por meio de ação conjunta nas áreas sócio-educacional, cultural, esportiva e psicológica. 

O atendimento é feito de 2ª a 6ª feira, em horário diferente das aulas escolares. O Instituto Pedra Viva disponibiliza um espaço de convívio saudável, com atividades lúdicas organizadas e articuladas dentro do propósito sócio-pedagógico do trabalho. São oferecidas oficinas de artesanato semi-profissionalizante, de música, de dança, de esportes, línguas (inglês), reforço escolar, além de atendimento psicológico. 
O grupo de Dança de Rua e de Percussão Anjos Urbanos já se apresentou em vários locais públicos
Reforço escolar
Aulas de informática
Trabalho com os psicólogos
Em uma das oficinas de artesanato, as crianças aprenderam a fazer fantoches
Diariamente, é oferecido almoço, café da manhã e lanche para as meninas